Gastroplastia Brasil Serviço de cirurgia do Hospital Angelina Caron.

(0xx41) 3679 - 8218

Médico cirurgião

Dr. Wilson Paulo dos Santos (CRM-PR 14204)

Consentimento Informado

O consentimento informado no pré-operatório das cirurgias bariátricas deve ser realizado rotineiramente e obedecendo às determinações exigidas pela lei. É um instrumento que aproxima família e equipe envolvidas no projeto da futura cirurgia.

O consentimento informado é uma prática comum na medicina atual, que consiste em um dever legal e moral do médico e um direito por parte do paciente.O consentimento informado é um processo em que um médico concede informações a um paciente em relação a um possível tratamento ou procedimento.

Se o paciente compreende as informações fornecidas e demonstra vontade de cumprir o tratamento, ele assina o documento, demonstrando assim o seu consentimento. Se o paciente considerar que não quer fazer o tratamento, também assina o documento, afirmando que foi informado sobre um possível tratamento que resolveu não seguir.

Desta forma, se o médico cumprir o seu dever de providenciar as informações necessárias, ele não poderá ser responsabilizado se acontecer alguma coisa com o paciente, decorrente do tratamento ou falta de tratamento. Tem como objetivo verificar quais as dúvidas que ainda persistem e esclarecê-las antes da assinatura do Termo de Conscientização.

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável técnico - Dr. Wilson Paulo dos Santos - CRM-PR (14204) - cirurgião geral - RQE - 12005, Medicina Intensiva - RQE - 12317.

Desenvolvido por: Paulo Henrique